top of page

Alimentação saudável e suas repercussões no humor.


Quando falamos de dieta saudável, não estamos falando em dieta que possa perder peso, mas sim aquela que contenha todos os nutrientes para mantermos disposição, energia e proporcione ao nosso corpo e mente condições plenas de exercer nossas atividades. Dessa forma haverá um reflexo na nossa qualidade de vida e aumento de expectativa desta.

 

Vamos tentar algumas mudanças alimentares?

Primeiro, tentar reduzir o pensamento de que necessita “reservar” - ex: "vou comer um pouco mais, pois ficarei até tarde sem comer".

Tentar se alimentar em menor quantidade, com intervalos de 3 horas.

Evitar alimentar-se excessivamente próximo a hora de deitar.

Outras mudanças importantes: redução de alimentos calóricos ou com gordura, tais como, refrigerantes (de qualquer tipo, inclusive zero e light), leite condensado, sucos processados (que não sejam 100% naturais), bolachas, pão branco (prefira o integral) e sorvete (no máximo 1x a cada 2 semanas - mas evite!)

 

Substituir alguns alimentos

Substituir carnes bovina e suína (quando possível), por peixes com melhor perfil de gordura como peixe branco, merluza, salmão, atum ou utilizar peito de frango grelhado.

Substituir também presunto, apresuntado e defumados por peito de peru;

Utilizar arroz integral, em vez de branco; evitar macarrão instantâneo (miojo), pela quantidade de sódio.

Tente não utilizar açúcar em seu café, chá e outras bebidas e alimentos. Sabia que até, como forma de etiqueta, não se deve acrescentar açúcar nessas bebidas? Sim, pelo simples fato que ele anula, nas papilas gustativas da língua, o real sabor dessas bebidas.

Substituir óleo de soja por canola ou de coco - quando necessitar fritar os alimentos. Como tempero da salada, utilizar o azeite de oliva.

 

Tornar corriqueiro o uso de frutas, legumes e saladas

Utilizar mais frutas, legumes e saladas – algum desses são muito sacietógenos como: abobrinha grelhada (não empanada ou frita), berinjela e abóbora.

Buscar usar leite desnatado ou semi desnatado. Leite de soja é uma boa opção também.

Evite comparar sua alimentação com a dos outros, principalmente familiares - geralmente se você possuir hábitos alimentares incorretos, esses também podem apresentar.

Pense em se alimentar de forma saudável, não em perder peso a princípio e, além disso, propor-se mudanças gradativas e que seus hábitos mudem aos poucos.

Um prato necessita ter predomínio de legumes, verduras e salada, assim como algum tipo de proteína (carnes supracitadas, ovo e feijão) e uma pequena quantidade (menos de 1/3 de carboidrato – ex: arroz /macarrão).

 

 

Dica: faça um prato colorido!

Como você deverá realizar as mudanças no seu dia-a-dia?

No início o hábito de se alimentar pode ser distante e complicado de ser implantado, por você estar acostumado(a) a comer alimentos calóricos (doces, refrigerantes, sorvete, etc), alimentos gordurosos (principalmente os fast foods e frituras), que, não podemos negar, são prazerosos e desencadeiam estímulos no sistema de recompensa cerebral - o sistema límbico (o mesmo que é acionado durante o sexo).

Contra esses pequenos prazeres a luta parece vã e cada vez que você recair pode ter a sensação de estar perdendo uma guerra contra sua saúde. Proponho que faça diferente. Evite cobranças de resultados, elas incentivam a continuar comendo da forma prévia ou, inclusive, até mais que anteriormente, pela culpa e ressentimento.

Vamos pensar de uma forma diferente. Comece a comer alimentos saudáveis aos poucos, nem que não reduza a quantidade, mas sim na qualidade dos alimentos - alguns descritos acima. No início pode não ser saboroso, mas, vagarosamente, perceberá que alguns alimentos vão se tornando mais gostosos e saborosos.

Perceberá que a vida pode se tornar mais doce inclusive sem o açúcar, investindo em sua saúde e bem estar. A longo prazo, perceberá que seu corpo sofrerá mudanças.

Dessa forma, perderá algumas gordurinhas e , provavelmente, sentirá mais disposição e energia, principalmente se realizar concomitantemente exercícios físicos (principalmente aqueles que são prazerosos, fáceis de serem realizados ou que sinta que poderá se socializar). Falaremos sobre eles no próximo capítulo.

Assim como sua alimentação, os exercícios devem ser gradativos. Não se cobre já na partida. Tendemos a ser imediatistas e querer resultados rápidos, mas resultados assim podem não ser duradouros. Lembre-se: " as vezes para se ir longe, necessitamos dar passos lentos"

Essas pequenas mudanças repercutem bastante na qualidade de vida, na disposição e em sua saúde.
Vamos começar?

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
whats 3_edited_edited_edited.png
bottom of page