Transtorno bipolar

O transtorno bipolar é uma doença mental que causa alteração persistentemente / constante de humor anormal (elevada /expansivo alternando com períodos depressivos). 

Há relatos, normalmente, de história de humor irritável, expansível, "busca intensa por novidades", aumento anormal da energia (agitação psicomotora / sentir-se "muito especial" ou no "melhor que os outros") ou a atividades corriqueiras ( socialmente, no trabalho ou escola de forma muito intensa ou sexualidade aumentada), além de uma das características mais comuns que é alteração no sono (geralmente o paciente passa a dormir muito pouco e sente que, mesmo assim, possui um sono reparador e disposto no dia seguinte).

Pode haver discurso grandiosos ou inflado (no qual se descreve de forma especial ou por "entusiasmo ilimitado"), redução da necessidade de sono, discurso com velocidade muito rápida ( ou a sensação de pensamento acelerado), na qual na maioria das vezes começa a interromper o discurso dos próximos, apresentar fala inapropriada para o ambiente. Da mesma forma o paciente pode se envolver em atividades com elevado potencial de repercussões dolorosas (negociações insensatas, compras desenfreadas, indiscrições sexuais).

Não é incomum a pessoa se envolver em projetos novos ao mesmo tempo (que podem desencadear até perdas financeiras), iniciados, por vezes, com pouco conhecimento do tópico.

Há inúmeras combinações de variações de humor que chamamos de espectro bipolar - com os quadros clássicos de humor (depressão e hipomania /mania) até quadros, por vezes, menos intensos como ciclotimia, humor misto (variações diárias de humor) e hipomania - estes podem ter seu diagnóstico postergado devido a dificuldade de fechamento do diagnóstico.

Não há necessidade de todos os critérios descritos acima, mas apenas alguns deles pode fechar o diagnóstico de transtorno bipolar.

A duração e o tratamento do quadro devem ser analisados junto com o psiquiatra.

 

Conheça mais sobre transtorno bipolar nos links abaixo:

 

 

Dados da Associação Brasileira de Psiquiatria:

 

 

A importância da família no acompanhamento:

http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2013/10/psiquiatra-alerta-para-importancia-da-familia-no-tratamento-de-bipolares.html

 

O transtorno bipolar atinge 4% dos adultos, inclusive celebridades. Veja como:

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/08/transtorno-bipolar-atinge-4-dos-adultos-saiba-mais-sobre-doenca.html

Marque um horário

(48) 9 9841-8200 (Fone - Whats)

Consultório Nova Psiquiatria

Torre Flora, Edifício Max e Flora, Rua Lauro Linhares 2055, Sala 608 Trindade - Florianópolis - SC

Acesse também

Psiquiatra em Florianópolis:

www.psiquiatrafloripa.com.br

Psiquiatra | Florianópolis | Nova Psiquiatria | depressão | ansiedade

Todos os direitos autorais reservados ao Dr. Kayo Gheno CRM-SC 16.992