Os sintomas característicos da esquizofrenia envolvem uma quantidade expressiva de sintomas - que alteram a parte cognitiva, comportamental e emocional. É considerada um transtorno psiquiátrico que causa sofrimento psíquico grave, caracterizado principalmente pela alteração no contato com a realidade, o que chamamos de psicose.
Os indivíduos com esquizofrenia podem exibir afeto inadequado - ex: rir na ausência de um estímulo. Déficit cognitivo é comum, com prejuízos profissionais e funcionais, com diminuição da memória declarada, na memória de trabalho, linguagem, assim como a velocidade do pensamento.
Segundo o DSM 5
Ela requer, segundo a última versão do Manual Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais (DSM 5), a esquizofrenia requer a presença de no mínimo dois dos cinco sintomas para ser preenchido (delírios, alucinações ou discurso desorganizado), comportamento motor grosseiramente desorganizado ou anormal (incluindo catatonia) e sintomas negativos (isolamento social, perda cognitiva, redução da motivação, do discurso, no modo de expressar as emoções).
Não é mais definida como uma doença, no sentido clássico do termo, mas como um transtorno mental, podendo atingir pessoas de qualquer idade (geralmente início da vida adulta), gênero, raça, classe social e país. Segundo a Organização Mundial de Saúde atinge cerca de 1% da população mundial apresentarão esquizofrenia.
Conheça mais nos links abaixo:
Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria --> http://www.abp.org.br/portal/abp-esclarece-esquizofrenia/