A demência caracteriza-se por um conjunto de alterações que ocorrem no cérebro (formação de placas amiloides) de uma pessoa reduzindo sua capacidade intelectual - alterando sua capacidade cognitiva (percepção, atenção, memória, pensamento, linguagem, etc).

O termo “demência” significa que a pessoa apresenta deficit de memória associado com dificuldades em outros setores, de intensidade suficiente para restringir a autonomia do indivíduo.

Existem vários tipos de demência e a mais observada nas pessoas idosas é a doença de Alzheimer.

Há causas potencialmente reversíveis de demência como depressão (pseudodemência), hidrocefalia do idoso (de pressão normal), os disturbios metabólicos, endocrinológicos, hidro eletrolíticos, alterações nutricionais e tumores e hematomas.

A alteração da memória quase sempre é o sintoma inicial (esquece panelas no forno, de pagar as contas, de nomear certos objetos,nome de familiares /pessoas recentes), principalmente na doença de Alzheimer - que sua presença é condição essencial.

Para o diagnóstico não necessita de exames, pois é clínico (avaliado pelos sintomas clínicos), mas os exames são essenciais para avaliar a magnitude das alterações cerebrais, avaliar se há alterações em neuro imagem que possam auxiliar o diagnóstico, assim como outros exames podem excluir causas reversíveis de demência.

Demência - Alzheimer e vascular

Marque um horário

(48) 9 9841-8200 (Fone - Whats)

Consultório Nova Psiquiatria

Torre Flora, Edifício Max e Flora

Rua Lauro Linhares 2055, sala 608 Trindade - Florianópolis - SC

Acesse também:

Psiquiatra em Florianópolis:

www.psiquiatrafloripa.com.br

Psiquiatra | Florianópolis | Nova Psiquiatria | depressão | ansiedade

Todos os direitos autorais reservados ao Dr. Kayo Gheno CRM-SC 16.992