Segundo ao Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, mais atual - de 2013 - os transtornos relacionados a substâncias abrangem 10 classes de drogas:

Álcool, cafeina, Cannabis, alucinógenos (ex: fenciclidina), inalantes, opióides, sedativos, hipnóticos e ansiolíticos, estimulantes (anfetamina, cocaina), tabaco e outras substâncias menos comuns.

Todas as drogas que são consumidas em excesso têm em comum a atuação direta do sistema de recompensa do cérebro, o qual está envolvido no reforço do comportamento e na produção  de memórias, o que faz, de certa forma, que o usuário delas negligencie suas atividades normais (profissão, contato com família, amigos, relação com dinheiro), causando sofrimento para si e/ou prejuízos que podem ser vistos pelas pessoas próximas.

O uso crônico de certas substâncias interfere em várias circuitarias cerebrais que podem persistir mesmo após cessar o uso da substância - o que pode ser visto em pacientes com períodos de recaída constantes, fissura intensa a qualquer estímulo relacionado a ela.

O uso intenso de álcool não é visto com a devida importância, visto que é um problema de saúde pública.

Conheça alguns dados estatísticos computados no Brasil, sobre o álcool:

6 % da população faz uso regular ( 3 a 4 x semana)

12% são dependentes de álcool que são aqueles que possuem disfuncionalidades sociais, familiares, financeiras, físicas, profissionais relatados por ele ou família.

Na consulta com seu psiquiatra, será analisado alguns dados como: tipo de bebida, início do uso (se iniciado quando criança ou no início da adolescencia pode ser mais difícil o tratamento), quando passou a usar corriqueiramente, o ambiente que usar (bar, com amigos, sozinho em casa), se ocorrem momentos nos quais usa intensamente (uso nocivo), as repercussões econômicas, familiares, sociais e comorbidades (outras doenças) que podem estar ocorrendo concomitantemente ou ocasionando o uso do álcool.

Veja alguns dados /artigos e vídeo sobre:

Álcool

http://www.uniad.org.br/publicacoes/alcool

Maconha /cannabis

artigos e textos --> http://www.uniad.org.br/publicacoes/maconha

Vídeo do psiquiatra  Valentim Gentil Filho --> https://www.youtube.com/watch?v=X_0DeSvte7o

Cocaina

http://www.uniad.org.br/publicacoes/cocaina

Atualmente, existem vários estudos para tratamento quanto ao uso nocivo ou quanto a dependência das drogas acima - via medicamentosa ou terapia cognitivo comportamental.

Uso de drogas / dependência

Marque um horário

(48) 9 9841-8200 (Fone - Whats)

Consultório Nova Psiquiatria

Torre Flora, Edifício Max e Flora

Rua Lauro Linhares 2055, sala 608 Trindade - Florianópolis - SC

Acesse também:

Psiquiatra em Florianópolis:

www.psiquiatrafloripa.com.br

Psiquiatra | Florianópolis | Nova Psiquiatria | depressão | ansiedade

Todos os direitos autorais reservados ao Dr. Kayo Gheno CRM-SC 16.992