Depressão - entenda como ela se manifesta

Depressão - entenda como ela se manifesta

A depressão - entenda como ela se manifesta

A característica comum dos transtornos depressivos é a presença de humor triste, perda de prazer em realizar as atividades que previamente eram interessantes e prazerosas, redução da energia, alteração alimentar e de sono, por vezes, desatenção, desmotivação, fadiga, discurso auto depreciativo, perda do interesse sexual (entre outros). Esta sensação deve perdurar por um período mínimo de 2 semanas.

Geralmente, o paciente relata uma história recorrente de períodos depressivos. Neste caso o paciente sente que seu humor permanece deprimido a maior parte do dia, quase todos os dias da semana. Insônia e fadiga geralmente são os sintomas principais. Em crianças e adolescentes, o humor pode ser irritável em vez de triste.

Para alguns indivíduos com depressão leve podem não ter repercussões expressivas no trabalho, apenas de demandarem esforços intensos para desempenhar as mesmas funções. A perda de interesse nas suas atividades prévias quase sempre está presente, pelo menos em algum grau. Os membros da família comumente percebem o retraimento social ou negligência em atividades familiares que previamente eram prazerosas - inclusive no interesse em atividades sexuais (segundo relatos do cônjuge).

O quadro pode ser leve, moderado ou grave. As comorbidades (relacionar-se a outros quadros como ansiedade) são muito comuns.

Quando a depressão ocorre por um período maior que 2 anos  é chamada de depressão persistente ou distimia. Não são incomuns pensamentos suicidas, por vezes fugazes até recorrentes e com planos estruturados.

É necessário pesquisar causas secundárias de depressão como: histórico de luto, alterações endocrinológicas, uso de medicações ou doenças clínicas propiciadoras.

 

Veja alguns links relacionados:

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2014/12/1563458-depressao-ja-e-a-doenca-mais-incapacitante-afirma-a-oms.shtml.

Conheça mais no site PSIQUIATRA FLORIPA CLICANDO AQUI

Marque um horário

(48) 9 9841-8200 (Fone - Whats)

Consultório Nova Psiquiatria

Torre Flora, Edifício Max e Flora, Rua Lauro Linhares 2055, Sala 608 Trindade - Florianópolis - SC

Acesse também

Psiquiatra em Florianópolis:

www.psiquiatrafloripa.com.br

Psiquiatra | Florianópolis | Nova Psiquiatria | depressão | ansiedade

Todos os direitos autorais reservados ao Dr. Kayo Gheno CRM-SC 16.992