top of page

Depressão - entenda como ela se manifesta

Depressão - entenda como ela se manifesta

Depressão | Psiquiatra | Tratamentos Atualizados Para Depressão

A depressão - entenda como ela se manifesta

​

A característica comum dos transtornos depressivos é a presença de humor triste, perda de prazer em realizar as atividades que previamente eram interessantes e prazerosas, redução da energia, alteração alimentar e de sono, por vezes, desatenção, desmotivação, fadiga, discurso auto depreciativo, perda do interesse sexual (entre outros). Esta sensação deve perdurar por um período mínimo de 2 semanas.

​

Geralmente, o paciente relata uma história recorrente de períodos depressivos. Neste caso o paciente sente que seu humor permanece deprimido a maior parte do dia, quase todos os dias da semana. Insônia e fadiga geralmente são os sintomas principais. Em crianças e adolescentes, o humor pode ser irritável em vez de triste.

​

Para alguns indivíduos com depressão leve podem não ter repercussões expressivas no trabalho, apenas de demandarem esforços intensos para desempenhar as mesmas funções. A perda de interesse nas suas atividades prévias quase sempre está presente, pelo menos em algum grau. Os membros da família comumente percebem o retraimento social ou negligência em atividades familiares que previamente eram prazerosas - inclusive no interesse em atividades sexuais (segundo relatos do cônjuge).

​

O quadro pode ser leve, moderado ou grave. As comorbidades (relacionar-se a outros quadros como ansiedade) são muito comuns.

Quando a depressão ocorre por um período maior que 2 anos  é chamada de depressão persistente ou distimia. Não são incomuns pensamentos suicidas, por vezes fugazes até recorrentes e com planos estruturados.

​

É necessário pesquisar causas secundárias de depressão como: histórico de luto, alterações endocrinológicas, uso de medicações ou doenças clínicas propiciadoras.

 

Veja alguns links relacionados:

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2014/12/1563458-depressao-ja-e-a-doenca-mais-incapacitante-afirma-a-oms.shtml.

​

Conheça mais no site PSIQUIATRA FLORIPA CLICANDO AQUI

whats 3_edited_edited_edited.png

Marque um horário

​

(48) 9 9841-8200 (Fone - Whats)

​

Consultório Nova Psiquiatria

Torre Flora, Edifício Max e Flora, Rua Lauro Linhares 2055, Sala 608 Trindade - Florianópolis - SC

Acesse também

Psiquiatra em Florianópolis:

www.psiquiatrafloripa.com.br

Psiquiatra | Florianópolis | Nova Psiquiatria | depressão | ansiedade

Todos os direitos autorais reservados ao Dr. Kayo Gheno CRM-SC 16.992

bottom of page