A ansiedade é a antecipação da ameaça futura, na maioria das vezes é normal em nosso cotidiano, nos faz responder a um estímulo que possa nos colocar em perigo ou na possibilidade de atacarmos.
Esta última tem sido frequentemente associada a tensão muscular e vigilância em preparação para o período futuro e comportamento de cautela ou esquiva (o indivíduo começa a não realizar suas atividades pelo medo de que algo possa acontecer).
Na ansiedade generalizada há preocupações comumente envolvendo desempenho no trabalho, escolar, que o indivíduo encontra dificuldade de controlar. Paralelamente, apresenta sintomas físicos como "estar com os nervos a flor da pele", cansaço, dificuldade de concentração ou " ter brancos", irritabilidade, tensão muscular, perturbação do sono.
Medo é a resposta emocional a ameaça iminente real ou percebida.
No transtorno de ansiedade social (fobia social) o indivíduo torna-se temeroso, ansioso ou começa a se esquivar (evitar) interações ou situações sociais que envolvam a possibilidade de ser avaliado. O pensamento geralmente gira em torno do fato de ser avaliado negativamente por terceiros (pessoas que muitas vezes desconhece).
Busque o acompanhamento psiquiátrico para compreender se você pode ou não estar apresentando tal quadro de transtorno de ansiedade ou fobia social, com maiores detalhes.
Conheça alguns links sobre ansiedade:
www.psiquiatrafloripa.com.br/ansiedade/
Conheça nosso blog